27/12/2011

Angelim e Osvaldo Leal entregam mamógrafo no Centro de Apoio e Diagnóstico

O prefeito Raimundo Angelim e o secretário de Saúde de Rio Branco, Osvaldo Leal, entregaram nesta segunda-feira, 26, o novo mamógrafo do Centro de Apoio e Diagnóstico (CAD), localizado no Laboratório Central do Acre (Lacen). O equipamento e a adequação nas instalações custaram R$500 mil ao município e os serviços estão sendo oferecidos através de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado.
“O equipamento atende a demanda da rede com quarenta exames ao dia”, disse Leal. São vinte exames no período da manhã e 20 à tarde. Somando-se aos dois equipamentos mantidos pelo Governo do Estado, os quais retomam operação a partir de fevereiro próximo, a rede pública de saúde pode realizar 120 exames ao dia.

Em outra ação, a  Prefeitura está concluindo as obras do CAD no bairro Cidade Nova, onde funcionará vários serviços em imagem. No CAD do Segundo Distrito o paciente poderá realizar exames de raio-X, ultrassonografia e eletrocardiograma. A estimativa da Secretaria Municipal de Saúde é que pelo menos 200 exames de raio-X, 100 ultrassons e 100 eletrocardiogramas sejam realizados mensalmente. Os profissionais que irão trabalhar no CAD já estão concursados.
O CAD servirá de referência para cinco grandes centros de saúde do Segundo Distrito (Eduardo Assmar, Claudia Vitorino, Cidade Nova, Souza Araújo e Ary Rodrigues) além de 25 núcleos do Programa de Saúde da Família (PSF), atendendo a uma população de cerca de 120 mil pessoas e desafogando unidades de referência em média complexidade, como as Unidades de Pronto Atendimento  e o Pronto Socorro de Rio Branco.
Atualmente, o CAD localizado no Lacen realiza cerca de 56 mil diferentes exames mensais com equipamentos de ponta e profissionais altamente qualificados.
Edmilson Ferreira
Foto: Adonay Melo
Fonte: PMRB

0 comentários:

Postar um comentário