19/12/2011

Brava Gente do Acre


Guardiã do conhecimento tradicionalLetícia Yawanawá é portadora da marca dos que nada têm a esconder: quando conversa, olha nos olhos de seu interlocutor. E expressa serenamente seu ponto de vista, com a dignidade que apenas os que cultivam a humildade podem sustentar.

Seu discurso tem duas palavras recorrentes: “sonho” e “desafio”. O que demonstra que ela tem alma de idealista. Mas tem braços de trabalhadora também.
Naturalmente, sabe o que quer. E o que quer? Defender sua gente, sua cultura, seus direitos, beneficiando não apenas seu povo, mas todos os “parentes”, como ela costuma se referir às outras etnias. Em especial, sua bandeira é pelos direitos das mulheres indígenas. Em tempo: Letícia é  coordenadora da União das Mulheres Indígenas da Amazônia Brasileira (Umiab), que engloba povos do Acre, noroeste de Rondônia e sul do Amazonas, e realizou, em outubro, com o apoio da Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres (SEPMulheres), o I Encontro de Saberes Ancestrais com Parteiras e Pajés Indígenas, em Rio Branco.
Fonte: GOVERNO DO ESTADO DO ACRE

0 comentários:

Postar um comentário